Prefeitura de Belo Jardim forma mulheres em curso de manicure e pedicure e reforça inclusão no mercado de trabalho

A Prefeitura de Belo Jardim concluiu mais um curso de capacitação profissional voltado à inclusão de mulheres no mercado de trabalho. A formação em manicure e pedicure foi ofertada gratuitamente no CRAS do bairro Santo Antônio, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE). Com duração de três meses, o curso foi ministrado pela instrutora Iraneuma Lima e beneficiou 24 alunas, todas usuárias dos serviços socioassistenciais.
O curso teve como foco principal oferecer uma oportunidade de qualificação e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Os cursos têm como objetivo oportunizar aos participantes a inclusão no mercado de trabalho e auxiliar na geração de renda das famílias atendidas pelos serviços oferecidos pelo CRAS”, destacou a coordenadora do CRAS Santo Antônio, Edjane Monteiro.
As alunas destacaram a importância da iniciativa para suas vidas. “Quero dizer para vocês que esse curso foi realmente muito importante para mim. Aprendi muitas coisas que me incentivam até hoje. Não foi fácil chegar até aqui, mas eu consegui”, afirmou Mikaele. Laura também celebrou a experiência: “Para mim, a experiência no curso foi muito boa. Conseguimos aprender bastante, em aulas semanais. Sou muito grata à professora, que nos ensinou com muita dedicação.”
Ao final do curso, as participantes receberam seus certificados de conclusão em um evento especial promovido no CRAS Santo Antônio. O momento marcou o encerramento das aulas e o início de uma nova etapa, com a chance de conquistar espaço no mercado de trabalho e transformar suas histórias com mais dignidade e autonomia.