Ministro Paulo Pimenta promete valorização da mídia regional ao assumir SECOM do Governo Lula

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) assumiu nesta terça-feira (3) como ministro da Secretaria de Comunicação Social.
A Secom, como a estrutura é chamada, voltou a ter status de ministérios com o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Antes, a secretaria funcionava dentro do Ministério das Comunicações.
A Secom, entre outras funções, é responsável por formular e implementar a política de comunicação e de divulgação das ações e dos programas do governo federal, além de cuidar do relacionamento com a imprensa.
A estrutura de secretaria será dividida da seguinte forma:
Secretaria de Comunicação institucional
Secretaria de Publicidade e Patrocínio
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Análise Estratégia e Articulação – estrutura nova que vai ficar com a área de pesquisas
Secretaria de Audiovisual – será comandada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert
Secretaria de Políticas Digitais – também uma estrutura nova que será comandada por João Brandt. Deve discutir a regulação de Internet.
Perfil
Natural de Santa Maria (RS), Paulo Pimenta é jornalista e técnico agrícola formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Pimenta foi eleito vereador pela sua cidade natal em 1988 e reeleito em 1992. Em 1998, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Pimenta foi, também, vice-prefeito de Santa Maria de 2000 a 2002 – ano em que se elegeu deputado federal.
O novo ministro seguiu na Câmara dos Deputados até hoje, completando o quinto mandato como deputado federal. Ele foi reeleito em 2022.
Pimenta participou da equipe de transição do governo eleito, no grupo responsável pela área de infraestrutura.