Prefeitura de Brejo da Madre de Deus desativou lixões nesta terça-feira (6)

Foram desativados os lixões de Brejo sede e do distrito de São Domingos
A prefeitura do município de Brejo da Madre de Deus, desativou, nessa terça-feira (6) os lixões de Brejo sede e do distrito de São Domingos. Os resíduos serão depositados em aterros sanitários, na cidade de Caruaru, e não jogados em lixões a céu aberto. Os aterros compactam o lixo, cobrem com areia e fazem a impermeabilização do solo, para evitar a contaminação através do chorume.
Gustavo Pinto, engenheiro ambiental, falou sobre o encerramento dos lixões no município. “O encerramento dos lixões a não apenas pela questão ambiental, quando falamos em sustentabilidade estamos falando de um tripé que se baseia na questão ambiental, econômica e social. Hoje, estamos encerrando os dois últimos lixões do município, já encerramos o de Mandaçaia e de Fazenda Nova, ambos distritos de Brejo”, afirma.
Em outro momento o engenheiro abordou como aconteceu o processo para a desativação. “Estamos há dois anos nos planejando para a desativação desses lixões, levamos em consideração a parte social, por meio da Secretaria de Assistência Social que realizaram o cadastro de todos os catadores, a secretaria de educação e de saúde fizeram campanhas de conscientização, capacitação e disponibilização de vacinas, além de oferecer vagas em creches e escolas para os filhos dos catadores. Tivemos todo um planejamento antes de chegarmos até essa fase”, pondera.
Secretaria de Comunicação
Foto: Allison Torres