Primeiro Hackathon da Moda de Santa Cruz do Capibaribe busca soluções inovadoras para o setor de confecções

Primeiro Hackathon da Moda de Santa Cruz do Capibaribe busca soluções inovadoras para o setor de confecções

Iniciativa promovida pelo Sebrae e pela Prefeitura irá premiar projetos com potencial de transformar o segmento. Inscrições estão abertas

O setor de confecções é um dos principais impulsionadores da economia no Agreste, mas ainda apresenta desafios que, muitas vezes, dificultam o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para estimular a criação de soluções para essas questões, será realizado, nos dias 27 e 28 de maio, o 1º Hackathon da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, uma iniciativa do Sebrae/PE, em parceria com a prefeitura do município. A maratona de inovação reunirá 80 participantes selecionados por chamada pública para desenvolver soluções voltadas à cadeia têxtil, de moda e confecções. As três melhores equipes serão premiadas com o direto ao Early Stage, programa do Sebrae direcionado para startups em fase de validação.

A expectativa é que as propostas desenvolvidas durante o evento apresentem respostas para demandas concretas do território, com abordagens baseadas em inovação e tecnologia e potencial de aplicação no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de maio, através do link
https://www.sympla.com.br/evento/1-hackathon-da-moda-de-santa-cruz-do-capibaribe/2926623.

“Escolhemos trabalhar a indústria de confecção porque, além de ser uma indústria muito forte no município, ela representa também um significativo papel dentro da economia do estado. Por isso optamos por trabalhar essa temática, junto com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, buscando fomentar, realmente, a inovação local, além de trazer desenvolvimento para a região”, explica Diego Jaques, analista do Sebrae/PE responsável pelo projeto.

Durante o Hackathon, os participantes terão a oportunidade de explorar novas abordagens, desenvolver soluções disruptivas e promover a integração entre diferentes áreas de conhecimento. O desafio será lançado no início da maratona, como ponto de partida para impulsionar a criatividade dos participantes.

MARATONA

A iniciativa contará com a participação de até 80 pessoas, organizadas em equipes de cinco integrantes, que devem cumprir uma programação dinâmica, composta por palestras, atividades interativas e desafios eliminatórios. Ao final, os grupos terão a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca avaliadora composta por profissionais experientes.

No encerramento do Hackathon, no dia 28, será realizada a cerimônia de premiação e divulgação da equipe vencedora. Os três times vencedores da competição receberão o direto ao programa Early Stage, voltado para startups em processo de validação, com início previsto para o segundo semestre de 2025. Os participantes também receberão certificado ao final da programação.

O 1º Hackathon da Moda de Santa Cruz do Capibaribe será realizado das 8h às 17h, na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos. O evento conta com o apoio do Armazém da Criatividade/Porto Digital e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTE). O chamamento público com mais informações deste evento pode ser ado pelo link
https://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br/artigos/diariooficial/id/5575.

NÚMEROS

De acordo com a Receita Federal, Santa Cruz do Capibaribe conta com mais de 3,1 mil indústrias do setor têxtil. “Com relação à taxa de geração de emprego, de janeiro de 2024 a março de 2025, de todos os empregos gerados dentro da indústria de Santa Cruz do Capibaribe, 92,1% foram para o segmento de moda e confecção”, detalha Gilson Gonçalves, analista do Sebrae.

Genecy Mergulhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *